sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Série "manual de sobrevivência"

Em consultas médicas

Verdade universal: toda consulta médica se atrasa. (Salvo, claro, se você se atrasar, porque aí atuará a famosa Lei de Murphy e, obviamente, você será chamada no horário exato e, como não estará presente, sua consulta será automaticamente transferida para o último horário do dia). Diante dessa verdade universal e irrefutável, é melhor você se preparar da melhor forma possível para viver essa experiência com o seu picurruxo. Portanto, a primeira regra do manual de sobrevivência de uma mãe em consultório médico é: leve pelo menos dois brinquedinhos para distrair o seu pequeno e muitos lenços umedecidos para limpá-los toda vez que ele os jogar no chão. Também é importante você preparar a sua coluna e desenvolver um olho seletor de coisas interessantes para bebês para você distrair o seu fofinho depois que ele se cansar dos brinquedos que você levou.

Aproveite a sala de espera para fazer amizade com outras mães, comparar o seu pequeno com todos os demais e constatar, mais uma vez, o que você já sabia desde sempre: o seu bebê é o mais lindinho, o mais engraçadinho e o mais saudável de todos do consultório.

Para a consulta propriamente dita, é importante:

  1. Contenha o seu desejo de vestir aquela roupinha linda, mas que é super difícil de tirar. Prefira uma roupa prática, que você consegue vestir e desvestir rapidamente. Você certamente terá que fazer isso ao mesmo tempo em que recebe as últimas instruções do médico e tenta distrair um bebê que já está bravo de tanto esperar pela consulta.
  2. Alimente o pequenino minutos antes de sair de casa e garanta que ele tenha uma autonomia de pelo menos duas horas, ou você terá que vestir e desvestir aquela roupinha linda, ao mesmo tempo em que se esforça para ouvir as instruções do médico apesar do berreiro do seu lindinho faminto.
  3. Leve, como sempre, uma muda de roupa extra e, pelo menos, duas fraldas limpas. Se o seu bebê for um menino, leve três fraldas. Os meninos adoram fazer um xixi extra na fralda limpa que você ainda nem terminou de vestir.
  4. É conveniente anotar tudo o que você quer perguntar. Depois de ficar horas na sala de espera gastando todo o seu repertório de brincadeiras, é bem provável que você se esqueça até do que foi fazer naquele lugar. Anote tudo e, quando o médico fizer menção de acabar a consulta, tire o papelzinho do bolso e cheque se tudo foi esclarecido. (Não se preocupe com o mico. É melhor um mico do que ter que esperar o próximo mês para esclarecer aquela dúvida urgente). Só não vale fazer como eu, que me esqueço até do papelzinho!...
No mais, é aproveitar! Apesar da espera, da briga para vestir e desvestir a roupinha e do xixi na fralda limpa, acho uma delícia as consultas médicas. É ótimo saber que todos os bebês têm choros inexplicáveis e dias de mau humor, e que, afinal, nem tudo é culpa da mãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário