quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Série "de mãe para mãe"

Comprar ou não comprar – a novela do enxoval (Parte III)

Para finalizar o assunto da novela do enxoval ouso fazer uma sugestão de lista, devidamente comentada, para as mães de primeira viagem (acho brega a expressão “mães de primeira viagem”, mas não consigo pensar em outra!).
É claro que, como já disse antes, nenhuma lista é universal e serve para todos os bebês e mães. Essa seria a lista ideal para mim e para o Nícolas e a que eu arriscaria para um segundo filho.
Começo com o quarto:
No quarto do seu pequeno você terá, necessariamente, que ter:
- Berço: é óbvio! O pediatra do Nícolas acha que aquele sistema anti-refluxo que alguns berços têm (coloca o estrado do colchão mais alto em um dos lados) ajuda no caso de bebês que têm refluxo. O berço do Nícolas tem esse sistema, mas ele não teve refluxo, então eu não sei se realmente ajuda. Pelo sim, pelo não, acho que vale a pena investir em um berço com esse acessório (dependendo do berço nem tem diferença de preço!). Também é importante ver se a pintura do berço é atóxica (parece que, com certa idade, alguns bebês resolvem morder a grade...), se a distância entre as grades não é tão grande que o bebê consiga colocar a cabeça, quantos níveis o estrado do colchão desce... Itens de segurança, em geral. Enfim, considerando que o berço é o item mais importante do quarto e que o seu bebê vai usar até mais ou menos os dois anos, acho que compensa comprar um bom berço, de boa marca. O mesmo vale para o colchão que, normalmente, você compra junto com o berço.

- Cômoda: mesmo se você já tiver um bom armário no quarto acho que a cômoda é importante. Ela serve também como trocador e ajuda a organizar as coisas de forma que você tenha tudo à mão na hora de trocar a fralda ou vestir o bebê. É importante que, próximo à cômoda ou nela mesmo, você tenha um lugar para colocar as roupas sujas, outro para deixar fraldas limpas, um lixo para jogar as sujas, um espaço para o kit higiene. Nas revistas de decoração de quartos de bebês há várias soluções para isso. Qualquer uma delas é válida. O importante, muito importante mesmo, é você ter tudo à mão quando precisar.

- Poltrona para amamentar: para mim, é fundamental. É um lugar confortável para dar de mamar. Bom para você e para o bebê, que fica mais tranqüilo quando amamentado sempre no mesmo lugar.

- Mesinha de apoio: completa a poltrona de amamentar. É onde você pode deixar uma garrafinha de água, um livro ou revista para ler, bloquinho de anotação, etc.

- Dimmer (aquele sistema que controla a intensidade da luz) ou abajur: você não vai querer ligar a luz na cara do seu pequeno quando tiver que amamentá-lo à noite.

- Kit berço: ajuda na decoração, protege o berço e já vem com a almofada do trocador, que essencial.

- Mosquiteiro ou cortinado (especialmente se o seu bebê for nascer no verão): Recusei-me a comprar para o Nícolas porque acho brega e não combinava com a decoração do quarto, mas quando chegou o verão e ele começou a amanhecer com as bochechas com pintinhas vermelhas não tive como negar a necessidade desse item.

- Estante com brinquedos, papel de parede, quadro com fotos, itens de decoração em geral: acho importante o quarto do bebê ser um lugar agradável e alegre. Um móbile no berço é bonitinho e útil. Acho que é uma boa idéia. Atenção para não se empolgar demais, principalmente com as cores. Parece que os bebês pequenos ficam agitados com excesso de estímulo.

No quarto do Nícolas tem apenas esses itens e acho que foi o suficiente. Mas, se no quarto do seu bebê tiver espaço para uma cama auxiliar, chamada cama de babá, acho que vale a pena ter uma. Ela pode servir para acomodar alguma visita que te faz companhia enquanto você amamenta ou troca a fralda ou, eventualmente, como cama de babá mesmo, se essa for dormir na sua casa.

Cenas do próximo capítulo: itens essenciais do enxoval propriamente dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário