segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Série "de mãe para mãe"

Comprar ou não comprar – a novela do enxoval (Parte IV)

Continuando minha lista comentada de enxoval para bebê, vamos para os itens do enxoval propriamente dito.

A lista leva em consideração apenas os três primeiros meses e, ainda, que você vai lavar as roupas do bebê quase todos os dias. Se você pretender lavar a roupa apenas uma vez por semana pode triplicar as quantidades:

Vamos lá:

- bodies, muitos bodies: já tive oportunidade de manifestar aqui o meu amor pelos bodies. Para mim é o item mais útil no enxoval. Se o seu bebê for nascer no verão, sugiro comprar 4 de manga curta e 3 de manga longa. Se for nascer no inverno, faça o contrário. Compre no tamanho P (indicado para a idade de 1 a 3 meses). Além desses, você pode comprar mais 2 ou 3 tamanho RN para o seu bebê usar no primeiro mês e ficar mais bonitinho. Você poderá também comprar mais uns 3 básicos, sem estampa, branco ou bege, para colocar por baixo dos macacões. Atenção com os tamanhos, que não são padronizados, dificultando muito a nossa vida. Compare os tamanhos de uma e outra marca, use o bom senso e vai dar tudo certo.

- mijão: pode comprar 6, tamanho P, de diversas cores, para fazer par com os bodies. Não compre com pés, que logo ficam pequenos; no máximo compre aqueles que “se transformam” em pés (pergunte nas lojas e as vendedoras vão te mostrar como é). Se o seu bebê for nascer no verão você pode comprar também shortinhos, que são fofos!

- macacão com manga e pés, de plush ou lã: se o seu bebê for nascer no inverno, pode comprar 4. Se for no verão, compre 2 ou 3 que já serão mais do que suficientes.

- macacão de malha, sem manga: a regra é o contrário. Se o seu bebê for nascer no inverno, compre apenas 2; se for no verão, compre 4.

- casaquinho: Mais uma vez, vale a estação do mês do nascimento. Se for inverno, compre 2; se for verão, apenas 1.

- gorros e luvas: Pode comprar 2 kits, independente da estação. Mesmo os bebês nascidos no inverno usam muito pouco, já que é necessário só para sair de casa.

- meias: pode comprar 4 pares, mas de boa qualidade. As meias baratas ficam saindo do pé toda hora.

- mantas: 2 é suficiente. Uma mais grossa e outra mais fina. Você pode comprar também uma daquelas bordadas, bem bonitas, para o pequeno sair da maternidade.

- cueiros: sugiro ter 3 ou, se for demais para sua modernidade, apenas 2.

- cobertor: se o seu bebê for nascer no inverno, vale a pena ter 1, para os dias mais frios.

- roupa de cama para berço: não é preciso ter o kit completo, já que o bebê não dorme de travesseiro. Basta ter 3 lençóis, com elástico, que você pode comprar avulso.

- toalhas: 3 toalhas-fralda são suficientes.

- fraldas de pano: 1 dúzia. Elas têm mil e uma utilidades. Você usará para enxugar o bumbum do bebê nas trocas de fralda, na hora de amamentar, para tampar o sol em um passeio, etc.

- fraldas descartáveis: Nos primeiros três meses você usará, em média, 8 fraldas por dia. Compre 1 pacote RN e 2 ou 3 tamanho P, para começar. Acho bobagem fazer estoque de fraldas, elas ocupam muito espaço e sempre tem ótimas promoções nos supermercados. Mas, se você for fazer aquele famoso Chá de Fraldas, peça o tamanho M, que é o que você usará mais tempo. Compre marcas conhecidas, como Pampers, Jonhson ou Turma da Mônica. Com o tempo você terá a sua marca favorita ou será como eu, que gosta de variar (depois de 1 pacote eu já estou enjoada daquele modelo de fralda!)

Continua...

Próximo capítulo: itens de higiene e coisas para você

Nenhum comentário:

Postar um comentário