sábado, 29 de setembro de 2007

Série "de mãe para mãe"

Comprar ou não comprar – a novela do enxoval (Parte II)
Conforme prometido, segue pequeno glossário de itens do universo infantil:
Almofada para amamentação: é uma almofada em forma de U que apóia o bebê no colo na hora da amamentação. Algumas lojas até bordam o nome do picurruxo. Fica bem bonitinho. Eu não comprei, depois me arrependi e, quando ia comprar, percebi que já não precisava mais. É que depois que o bebê cresce um pouquinho ele mesmo se apóia e a almofada não é mais necessária. Eu uso até hoje uma almofada comum, pequena, que a minha mãe bordou para mim (fofa!) apenas para apoiar o braço.
Body: item fundamental no enxoval de todo bebê. São aquelas blusinhas de malha, com botões no meio das pernas. Tem de todo jeito: manga comprida, manga curta, camiseta, para sair, básico, etc. Pode comprar muitos, porque é a melhor roupa para vestir um bebê. Ele fica confortável e muito fofo!
Conjunto pagão: item pré-histórico do enxoval do bebê que consiste em uma blusinha frente única e sem manga que se amarra no pescoço do pequeno (parte de trás), com um casaquinho que você coloca por cima e que se amarra no pescoço do pequeno (parte da frente) e uma calça. Pode ser de malha ou, pior ainda, de pano. Sua sogra e sua mãe vão dizer que é item fundamental no enxoval. Não caia na tentação. Apresente a elas o body e diga que esta é a versão moderna do conjunto pagão.
Cueiro: pano grande, de flanela, normalmente com bordado ou desenho em uma das pontas. Antigamente servia para enrolar os bebês, que ficavam parecendo um grande charuto. Hoje muitas pessoas dizem ser item desnecessário no enxoval. Eu discordo. O Nícolas tem quatro e usamos muito até hoje. Serve para cobrir a cadeirinha do carrinho de supermercado, como tapete para brincar, para esquentar ainda mais a manta em um dia muito frio, enfim, com criatividade, ele transforma-se em um pano multiuso, pronto para qualquer coisa.
Mijão: eu não sei qual a razão desse nome horrível, mas são aquelas calças de malha que fazem par com os bodies ou blusinhas. Nas lojas as vendedoras costumam piorar ainda mais o nome chamando de mijãozinho.
Vira manta: mais um item pré-histórico do enxoval do bebê. Parece tratar-se de um pano triangular bordado que você deve colocar dentro da manta para proteger o bebê da própria manta (?!). Nunca vi uma ao vivo, apesar de ter procurado bastante, já que deveria comprar duas segundo a lista da minha revista. Não encontrei quem vendesse o tal artigo e não senti a menor falta.
Kit berço: item que se tornou fundamental no enxoval de qualquer bebê moderno. Tem mais utilidade decorativa do que prática, mas vale a pena. Consiste em protetores para o berço e edredom, bem como almofada para o trocador. Algumas lojas fazem com os motivos que você quiser. Eu inovei e acrescentei ao kit berço dois sacos de pano que ficam pendurados, como cortina, próximo ao trocador. Um deles eu uso para colocar a roupa suja e o outro para colocar as fraldas limpas. Ficou ótimo. Decorativo e super prático.
Kit higiene: outro item fundamental no enxoval dos bebês modernos. É composto por uma garrafa térmica e potes para algodão e cotonetes. Alguns também vêem com uma lixeira. É mais caro do que merece, mas é bastante útil se você não for usar lenços umedecidos todos os dias. Você pode optar por comprar os itens separados que sai mais barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário